"Por uma Nova Cultura Política!”. Esse foi o tema do II Congresso Nacional de Jovens realizado nos dias 30 e 31 de janeiro na República Dominicana. Promovido pela Rede Nacional de Ação Juvenil, o evento reuniu jovens de várias partes do país para chamar a atenção de autoridades e governantes para a situação política, cultural, econômica e social da República Dominicana. A data escolhida para finalizar o Congresso e divulgar o documento final com a visão e demanda dos/as jovens não poderia ter sido outra: 31 de janeiro, quando o Dia Nacional da Juventude é celebrado pelos/as dominicanos/as.
Os/as jovens rechaçaram "o silêncio, a impunidade e as cumplicidades” dos governantes e da justiça diante da corrupção no país promovida pelos setores públicos e privados. Situação que, segundo eles, prejudica o desenvolvimento social e econômico da população. Da mesma forma, rejeitaram "práticas oportunistas e utilitárias”, assim como ações realizadas sem a participação do povo.
"A Rede Nacional de Ação Juvenil propõe à juventude dominicana iniciar um processo de trabalho que nos permita passar do atual estado de indignação à rebelião coletiva, consciente e imediata, indispensável para levantar uma República Dominicana verdadeiramente justa”, ressaltaram.
Os direitos das mulheres também foram lembrados pelos jovens presentes no Congresso, os quais rechaçaram a violência e a opressão contra mulheres. De igual forma, rejeitaram a criminalidade policial, a insegurança, a contaminação do meio ambiente e o saque do patrimônio público. "Condenamos a divisão de nosso território a favor do grande capital estrangeiro e em detrimento de centenas de camponeses e camponesas deslocados de seus espaços vitais”, afirmaram.
Os jovens ainda aproveitaram o Dia Nacional da Juventude para se comprometerem a estimular a organização do movimento de jovens com o objetivo de conseguir um mundo mais justo e livre. Para isso, listaram algumas estratégias de luta, como: mobilizações permanentes por reivindicações sociais e econômicas; ocupações simbólicas de espaços do poder estatal e de grupo dominantes; denúncias de violações, abusos e corrupções; e realização de diagnósticos e estudos para formular propostas de solução às problemáticas colocadas.
Prêmio Nacional da Juventude
Já o Ministério da Juventude aproveitou o Dia Nacional da Juventude, celebrado nessa terça-feira (31), para homenagear os/as jovens e entregar o XVI Prêmio Nacional da Juventude.
Ao todo, 16 jovens foram premiados nas categorias: Contribuições à Cultura de Paz; Contribuições à Preservação do Meio Ambiente; Contribuições à Saúde; Contribuições aos Direitos Humanos (Infância e Juventude); Bem-Estar Social; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento e Superação Empresarial na Comunidade; Jovem Dominicano com Destaque no Exterior; Serviços e Liderança Rural; Liderança Religiosa; Liderança Política; Liderança Profissional; Mérito Estudantil; Mérito Esportivo; Serviços Sociais Voluntários a Favor da Comunidade; e Superação e Conquistas Pessoais.
Conheça os vencedores do Prêmio em: http://www.juventud.gob.do/Inicio/tabid/36/Default.aspx
Fonte: Adital Jovem
Nenhum comentário:
Postar um comentário