sábado, 11 de fevereiro de 2012

Os 32 anos do PT e o cinquentenário de Osasco

Nosso partido completou 32 anos de fundação no dia 10 de fevereiro com diversos feitos a celebrar e grandes projetos para o futuro.


Após acabarmos com a sequência de governos elitistas que comandaram o país por 500 anos, colhemos os avanços iniciados pelo governo Lula e continuados pela presidente Dilma Rousseff.

A ascensão de mais de 30 milhões de famílias à classe média, o acesso de um milhão de jovens à universidade por meio do ProUni, as moradias de qualidade do Minha Casa, Minha Vida, a melhoria da renda dos trabalhadores, com a valorização do salário mínimo, entre outras ações etc.

É importante lembrar que nos governos Lula e Dilma o Brasil manteve sua estabilidade econômica durante severas crises internacionais, algo impossível de se imaginar em governos passados.

Esses avanços resultam da luta do Partido dos Trabalhadores por um grande projeto, que tem de se ampliar mais e mais por todos os cantos do Brasil.

E Osasco chega ao seu primeiro cinquentenário, dia 19 de fevereiro, colhendo os frutos de uma grande afinidade histórica com nosso partido.

O PT Osasco esteve presente ativamente em momentos importantes da história do país. A luta pelas Diretas Já, em 1984, que juntou 20 mil pessoas no Largo de Osasco; o Fora-Collor, em 1992; a luta pelo Passe Livre. Além disso, antes mesmo da fundação do PT, militantes históricos do partido estiveram presentes em movimentos como a greve da Cobrasma, em 1968.

Em 2004, com a primeira eleição do prefeito Emidio de Souza - e com Lula na presidência -, o PT iniciou um grande projeto de uma transformação positiva em Osasco.

São favelas urbanizadas, melhorias na educação, com ações como a construção de dois CEUS, infraestrutura, projetos de qualificação e melhoria de renda da população etc. Na economia, se o PIB do município era o 25º do país há alguns anos atrás, hoje é o 12º, à frente de diversas capitais, um grande orgulho para os osasquenses.

E a população reconhece todos esses avanços. Provas disso foram a reeleição de Emidio no primeiro turno, em 2008, e o fato de Dilma Rousseff ter sido a candidata à presidência mais votada no município.

O PT chega aos 32 anos orgulhoso de tornar Osasco uma cidade muito melhor em seu primeiro cinquentenário. Nas próximas eleições municipais, temos de nos preparar e apresentar um projeto capaz de tornar Osasco ainda mais próspera nos próximos 50 anos.

Lembro que em 1989 Lula foi o candidato á presidência mais votado em Osasco, apesar da manipulação da Globo. E nós, petistas osasquenses, temos motivos de sobra para ter cada vez mais orgulho de fazer como diz a histórica letra de campanha de Lula: “Bote essa estrela no peito, não tenha medo nem pudor...”


*Valdir Roque é presidente da Companhia de Municipal de Transporte de Osasco, a CMTO e atual coordenador do PT na Macrorregião de Osasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário