Os deputados petistas Assis do Couto (PR), Beto Faro (PA) e Padre João (MG), integrantes do Núcleo Agrário do PT, lamentaram o falecimento, ocorrido na segunda-feira (13), do presidente da Comissão Pastoral da Terra, Bispo Dom Ladislau Biernaski. O bispo estava internado há pouco mais de uma semana em razão de um câncer e morreu devido à múltipla falência dos órgãos. “A morte de Dom Ladislau é uma perda irreparável, principalmente para aqueles amam a terra e sempre lutaram por justiça no campo. Por causa da luta dele, e de tantos outros, é que hoje milhares de famílias assentadas possuem um pedaço de terra para viver e plantar ”, afirmou Assis do Couto.
O deputado Beto Faro lembrou que Dom Ladislau era referência na luta por justiça no campo. “Os homens e as mulheres que lutam por justiça no campo estão de luto. Dom Ladislau era uma importantíssima referência na organização da luta dos camponeses. Espero que a CPT, o Movimento Sem Terra, e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de todo o país, continuem o trabalho realizado por ele nos últimos anos”, destacou.
Para o deputado Padre João, a morte do presidente da CPT é uma grande perda para a sociedade e para a igreja. “Dom Ladislau sempre esteve, junto com a CPT, à frente da luta de homens e mulheres por mais justiça no campo. Essa é uma grande perda não apenas para a sociedade e os movimentos sociais, mas principalmente para a Igreja”, lamentou.
Biografia - Dom Ladislau Biernaski tinha 74 anos e desde 2007 estava à frente da diocese de São José dos Pinhais. Antes disso, foi durante 25 anos auxiliar de Dom Pedro Fedalto na Arquidiocese de Curitiba. Ele ainda foi presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra e membro do Conselho Permanente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Fonte: PT na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário