Os deputados Márcio Macedo (PT-SE) e Leonardo Monteiro (PT-MG), que integram a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, ressaltaram a importância do 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente – Articulação Política pela Sustentabilidade, que acontece de 25 a 27 de janeiro, em Porto Alegre.
O evento vai debater temas como licenciamento ambiental, segurança alimentar, recursos hídricos e política nacional de resíduos sólidos.
“A temática ambiental e o desenvolvimento sustentável têm ganhado grandes proporções. É muito importante que o Parlamento esteja inserido no processo de discussão sobre meio ambiente, principalmente em um evento desta natureza, que tem como objetivo servir de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro”, afirmou Márcio Macedo.
O 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente faz parte da programação oficial do Fórum Social Mundial Temático – Justiça Social e Ambiental.
Além dos preparativos para a Rio+20, Leonardo Monteiro destacou o trabalho que vem sendo feito pelo governo federal na preservação do meio ambiente. “O governo da presidenta Dilma tem investido muito na diminuição do desmatamento, na produção das energias renováveis e no controle da poluição. Decisões importantes que interferem na mudança comportamental dos brasileiros”.
Márcio Macedo reconhece os esforços do governo federal, mas defende a inserção do meio ambiente – tema transversal – no dia a dia das escolas. “Precisamos criar uma cultura de cidadania sustentável e tratar o meio ambiente da mesma forma e com a mesma importância que tratamos a saúde e a educação. A opção de jovens pelo meio ambiente pode ser um diferencial. O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta e a maior floresta tropical, motivos mais que suficientes, para lideramos o debate central”, destacou Márcio Macedo.
Evento - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participa da abertura do evento. Ela vai abordar a situação do setor ambiental brasileiro e os desafios e perspectivas da Rio+20, evento que busca o engajamento de vários líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta. O presidente do Instituto Ethos e idealizador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, já confirmou presença. Ele vai falar sobre a “Articulação Política pelas Cidades Sustentáveis".
O evento – que reúne entidades representativas do meio ambiente, a Câmara, a Academia Brasileira de Filosofia, representantes de ministérios, da OAB, CNA, CNT, STJ, entre outros – vai homenagear o ambientalista e ex-ministro do Meio Ambiente, José Lutzenberger, falecido em 2002, ao qual será concedido o título de Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia. O homenageado será representado pela filha, Lara Lutzemberger, presidente da Fundação Gaia.
Os secretários de Meio Ambiente vão redigir um documento que será entregue aos presidentes da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e à presidenta Dilma Rousseff.
Mais informações no site do evento (http://www.abema.org.br/site/hotsites/ii-encontro-brasileiro-de-secretarios-do-meio-ambiente/index.htm).
Fonte: Lidrença PT na Câmara - Ivana Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário