Uma manifestação organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) reuniu mais de 2,5 mil estudantes em uma passeata que partiu às 9h da manhã desta quarta-feira (31) do Banco Central até o Congresso Nacional em Brasília exigindo juros menores e mais recursos para a educação do país. Antes de saírem para a passeata os estudantes fizeram uma lavagem simbólica da escadaria do local.
A UNE ainda pretendia se reunir com líderes partidários e pela presidente Dilma Rousseff para discutir as questões relacionadas à educação. A manifestação também contou com a participação da presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), Camila Vallejo, que ganhou notoriedade na mídia nos últimos meses devido a protestos dos universitários chilenos contra o governo do país.
A passeata encerrou as atividades do movimento “agosto verde e amarelo” que a UNE promove, que também contou com diversos eventos espalhados por todo o Brasil neste mês. Durante as manifestações os mais de 20 mil estudantes pediam que o governo brasileiro dedique 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB) a investimentos exclusivos em educação e também que 50% do Fundo Social que deve ser municiado dos recursos da exploração do pré-sal seja dedicado a projetos educacionais
Usando um carro de som os líderes estudantis classificaram como “absurdo” o nível das taxas de juros no país, que está em 12,5% ao ano. E é nesta quarta-feira (31) que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve definir uma nova taxa básica de juros para o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário