Por www.pt-sp.org.br
O presidente do PT-SP, deputado estadual Edinho Silva, presidiu com a coordenação de Antonio dos Santos a reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) no diretório do PT-SP, nesta segunda (1º. de agosto). Durante a reunião, ocorrida após encontro da Comissão Executiva no período da manhã, discutiu-se estratégias para avançar o debate tático eleitoral nas macrorregiões do estado.
Ficou decidido que haverá um dia de mobilização, em que a direção do partido irá às 20 macrorregiões do estado para estimular os diretórios a fazer definições de candidaturas e estratégias eleitorais. O objetivo é mostrar que o PT sai na frente para as eleições de 2012. Ficou definido o dia 27 de agosto para a primeira atividade de mobilização. Antes, no dia 20, ficou definido que haverá reunião do Diretório Estadual, prevista anteriormente para o último sábado (30 de julho).
Fotografia política
Embora o diagnóstico seja muito preliminar, a Executiva do partido tem visitado as cidades prioritárias para estimular o debate sobre formação de chapas e política de alianças nos municípios paulistas. Cidades governadas pelo PT ou com mais de 200 mil habitantes são prioritárias para este primeiro momento de acompanhamento do GTE.
Segundo Antonio, a fotografia feita a partir dos relatórios de coordenadores de macros é momentânea, mas já diferencia o quadro eleitoral da disputa anterior. “Surpreende ver que teremos um número bem maior de cidades querendo lançar candidatos próprios”, antecipou o coordenador do GTE.
Segundo ele, diante desse quadro de expectativa sobre lançamento de grande número de candidatos(as) prefeitos(as), será preciso trabalhar para construir as melhores chapas de vereadores. “É preciso termos lideranças importantes disputando as Câmaras Municipais e garantir votação forte e base de apoio para os eventuais prefeitos petistas eleitos”, justifica Edinho Silva .
Cada coordenador de Macro tem a tarefa de trazer ao diretório um mapeamento detalhado da tática eleitoral no partido local. Este trabalho de diagnóstico é permanente e tem sido estimulado pelo GTE para manter atualizada a tática eleitoral estadual. Cerca de cem cidades elegerão a nova direção do partido no dia 7, pelo PEDEx, o que deve deslanchar um processo de debate eleitoral para 2012, com as direções devidamente organizadas.
Movimentação partidária
O secretário de Formação Política, Cid Marcondes apresentou um calendário de cursos de formação de formadores que ocorrerá neste semestre, enquanto o secretário de Organização, deputado estadual João Antonio, apresentou relatório sobre a situação dos 84 municípios que participarão do Processo de Eleições Diretas Extraordinário (PEDEx), e aqueles 16 que deverão formar Comissões Provisórias, já que não tinham o partido formalizado.
O secretário de Movimentos Populares, Wellington Monteiro, também atualizou informes sobre os encontros setoriais que ocorrem no estado em outubro, preparando a participação de paulistas no Encontro Nacional que ocorre em novembro. Houve ainda informe sobre o Setorial Jurídico que será criado a partir do Fórum de Advogados Petistas, em plenária no dia 6 com a presença de José Dirceu, no Diretório. Membros do Fórum querem a ajuda da Executiva para atrair profissionais do Direito para o debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário