terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sete de setembro: comemoração destaca capacidade do brasileiro

As comemorações da Semana da Pátria, organizadas pelo Governo Federal, valorizam a capacidade realizadora dos cidadãos brasileiros. Com o tema “Construir um Brasil que avança está em nossas mãos”, a festa, promovida pela Presidência da República na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), celebrará o Brasil que trabalha para crescer com sustentabilidade, redução das desigualdades sociais e erradicação da pobreza.

Fonte: www.pt-sp.gov.br

Para o dia 7, estão programados o tradicional desfile, que começa às 9 horas da manhã, e a apresentação da esquadrilha da fumaça, marcada para 10h30. Espaços culturais e de exposição serão montados na praça da independência que ficarão disponíveis durante todo o dia. O tema da festa é “Construir um Brasil que avança está em nossas mãos”.

Na tenda verde haverá apresentações culturais de grupos locais. Na tenda amarela, serão desenvolvidas atividades para as crianças. E na branca, estará exposta a feira da economia solidária onde serão comercializados produtos de agricultura familiar, peças de artesanato, produtos indígenas e uma diversidade de produtos da economia solidária.

O encerramento contará com uma apresentação ao ar livre, na torre de TV, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com a participação de Arthur Moreira Lima, às 17h30.

A TV NBR transmite ao vivo o evento, que pode ser acompanhado também pela internet, no endereço eletrônico www.planalto.gov.br

Programação em Brasília

Desfile de 7 de Setembro
Local: Esplanada dos Ministérios, às 9 horas

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Local: Esplanada dos Ministérios, às 10h30

Praça da Independência
No canteiro central da Esplanada, atrações culturais, brincadeiras e muita diversão para toda a família durante todo o dia

Espaço Cultural
Tenda Verde
12h às 16h - Apresentações culturais de grupos locais
12 horas - Canarinhos do Distrito Federal
13 horas - Sons de Cidadania
14 horas - Menino de Ceilândia
15 horas - Surdodum
16 horas - Orquestra Popular Marafreboi

Espaço Criança
Tenda Amarela
12h às 16h - Atividades e brincadeiras para as crianças
12 horas - Circo Boneco Riso
13 horas - Bagagem Cia de Bonecos
14 horas - Mambembrincantes
15 horas - Voar Teatro de Bonecos
16 horas - São Saruê

Praça de Alimentação
Tenda Azul
9 horas às 18 horas
Comercialização de lanches e refeições a preços populares.

Feira da Economia Solidária
Tendas Brancas
9 horas às 18 horas
Comercialização de produtos da agricultura familiar, agroindústria familiar, artesanatos, produtos dos povos indígenas e uma diversidade de produtos da economia solidária.

Turismo Cívico
Informações turísticas sobre os monumentos cívicos e roteiros de visitação.

Espaço da Saúde
Atividades físicas e ginástica laboral, com orientação e acompanhamento da equipe Geração Saúde, do Ministério da Saúde e academias de ginásticas parceiras.

Festival de Balonismo
A competição, com participação de aproximadamente 30 pilotos da CBB - Confederação Brasileira de Balonismo deverá ocorrer na área mais central do plano piloto - Lago norte/Eixo Monumental - onde estarão espalhados os alvos. Do dia 07 ao dia 10.

Encerramento da Semana Cívica
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro com a participação de Arthur Moreira Lima
17h30
Local: Torre de TV

Desfile de 7 de Setembro deve reunir 35 mil pessoas

A arquibancada coberta, montada ao longo da Esplanada, tem capacidade para 20 mil pessoas. O local dos desfiles contará com 300 banheiros químicos, 35 pontos de distribuição de água, 15 postos de atendimento de saúde e três telões.

Os postes da Esplanada dos Ministérios já estão decorados com faixas de tecido verde e amarelo para receber as corporações militares e alunos de escolas públicas que farão parte do desfile. Cerca de 1,2 mil pessoas devem desfilar. Veículos militares como tanques de guerra também passarão pela Esplanada, além da pirâmide humana formada por policiais militares em cima de uma moto.

Os motoristas devem ficar atentos às mudanças que ocorrerão nas vias próximas ao local do desfile a partir das 5h50. A Esplanada e a Praça dos Três Poderes serão fechadas para o trânsito de veículos na via N1, desde o Palácio do Planalto até a Rodoviária.

Os estacionamentos dos ministérios serão fechados ao público, que pode deixar os carros nos anexos dos ministérios e nos setores Comercial, Bancário e de Autarquia. O esquema de segurança montado para o desfile contará com 841 policiais militares do Distrito Federal (DF) e 27 viaturas.

A presidenta Dilma Rousseff, acompanhada de ministros e convidados, e o governador do DF, Agnelo Queiroz, vão assistir ao desfile da tribuna de autoridades.

Após o desfile, a comemoração continuará com apresentações culturais de grupos locais e brincadeiras para crianças em tendas montadas na Esplanada. Em uma delas serão comercializados produtos da agricultura familiar e da economia solidária, artesanatos e artigos de povos indígenas.

Programação em São Paulo

Mais de 7 mil pessoas se apresentam no Desfile Militar e Cívico de Sete de Setembro em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), realiza no próximo dia 7 (quarta-feira), a partir das 10h, o Desfile Cívico e Militar em Comemoração à Independência do Brasil, no Sambódromo do Anhembi. Pelo 13º ano consecutivo, o evento se realiza no Pólo Cultural e Desportivo Grande Otelo (Sambódromo), pelo qual irão desfilar 7.022 pessoas. As associações de caráter militar, com 392 membros, e 1.254 alunos das redes municipal e estadual de ensino e do Senai abrem os desfiles oficiais, a partir das 10h.

Às 10h30 tem início o desfile militar e dos órgãos de Segurança Pública, com a participação de 3.458 componentes, membros da Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira (FAB) e escolas militares (totalizando 2.771 militares); Polícia Federal, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil, Polícia Técnico-científica e Guarda Civil Metropolitana (somando 687 componentes). Farão parte do desfile também 149 viaturas, 122 militares montados a cavalo e a FAB irá organizar um espetáculo aéreo com sete aeronaves e cinco helicópteros.

Após o término do desfile militar, às 11h, a comemoração cívica é retomada, com a entrada das demais 13 entidades civis, com 1.918 integrantes. A parada será encerrada com o desfile das motos da Carpe Dien Moto Turismo.

O espetáculo será antecedido pela revista às tropas, realizada na Av. Olavo Fontoura, pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo alto comando das Forças Armadas, às 9h35.

Serviço

Abertura dos portões: Todos os portões serão abertos ao público às 7h e darão acesso, gratuitamente, aos setores de A a J (com exceção do I). A capacidade do local é de 30 mil pessoas. Alcançando este limite de público, as entradas das arquibancadas serão fechadas.

Revista e limitações na entrada: É proibida a entrada com objetos perfurantes ou cortantes ou quaisquer outros que a segurança entender que possam ser usados como arma (por exemplo, guarda-chuvas, garrafas e latas). Haverá revista em todos os portões de entrada do público, realizada em todos os portões pela Polícia Militar.

Trânsito: Estarão bloqueadas a partir das 5h do dia 7 de setembro a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho, onde acontecerá a concentração da cavalaria e dos blindados do exército. Também será proibido o tráfego de veículos pela marginal do Tietê (via local), sentido Castelo Branco (centro-bairro).

Estacionamento: Serão liberadas 3 mil vagas de estacionamento no Pavilhão de Exposições do Anhembi para uso do público. O custo será de R$ 15 para todo o período, com abertura dos portões a partir das 7h. A entrada será feita somente pelos portões 3, 4 e 5, com acesso pela Rua Marechal Leitão de Carvalho (ao lado do Clube Espéria).

Atendimento Especial: O Sambódromo contará com atendimento especial para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que, juntamente com um acompanhante, terão direito a assistir ao desfile no setor B, em áreas especialmente reservadas para este fim. Mesmo não querendo permanecer neste setor, todas as pessoas com deficiência poderão usufruir de transporte gratuito, do metrô Tietê ao Anhembi (ida e volta). Os veículos fazem parte do programa de transporte gratuito de deficientes da SPTrans, denominado Atende, que já circulam há mais de sete anos pela cidade de São Paulo. As vans são adaptadas para levar com segurança até duas cadeiras de rodas, e mais cinco pessoas em bancos. Os carros estarão disponíveis na Rua Odilio Denys, ao lado do metrô Tietê (sentido Santana-Centro), a partir das 7h, e próximos ao portão 1 do Anhembi, na avenida Olavo Fontoura.

Efetivo Médico : 1 ambulância UTI, dois médicos, dois atendentes e dois padioleiros atrás do palanque principal; 1 viatura-ambulância, dois médicos, dois atendentes e dois padioleiros atrás dos setores 5, 7 e 9, para atender na Dispersão do desfile; 1 equipe com dois médicos, dois atendentes e dois padioleiros, no posto médico existente na Concentração; Roteiro do Desfile.

1. Hasteamento dos Pavilhões: 8h

2. Revista das tropas pelo governador do Estado de São Paulo: 9h35

3. Canto do Hino Nacional: 9h50

4. Desfile do Grupamento de abertura, associações de caráter militar e das escolas: 10h

5. Desfile militar e dos órgãos de Segurança Pública: 10h30

6. Desfile das associações civis: 11h20

7. Encerramento: 12h

Programação completa e mais informações no site www.anhembi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário