sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fracasso na Educação também em São Paulo


A exemplo da paralisação dos professores em Minas Gerais, que hoje entra no 93º dia em função de ações de espionagem do governo estadual, em São Paulo, a educação também é exemplo de insucesso.

Por José Dirceu


Acabei de falar do completo fracasso de um governo do PSDB em Educação - o de Antônio Anastasia, em Minas - Clique aqui e leia "Governo tucano de Minas espiona professores em greve") - e me deparo com insucesso na mesma área, dos governos da parceria demotucana na capital paulista.

Por constatarem "inoperância" do poder público em evitar que as crianças abandonem a escola, um juiz e o Ministério Público paulista instauraram ação pela qual decidiram cobrar do prefeito Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, agora PSD) a "reversão do quadro de evasão" na rede pública.

O processo foi instaurado a partir de documento enviado à Promotoria pelo juiz Alberto Gibin Vilela, da Vara da Infância de São Miguel Paulista, Zona Leste paulistana. O magistrado destaca a "inoperância dos mecanismos municipais para coibir evasão" e solicita "providências para compelir o poder público a assumir suas responsabilidades".

Conselhos tutelares trabalham em situação precária

A legislação brasileira determina que quando uma criança começa a faltar, o diretor da escola deve avisar o conselho tutelar e se o problema não for resolvido, a Justiça deve ser acionada. Conselheiros tutelares paulistanos queixam-se, no entanto, de que as escolas municipais da capital demoram a comunicá-lhes e que trabalham sem estrutura adequada para atender a todos.

Em resposta a esse ofício do juiz, o Grupo de Atuação Especial de Educação da Promotoria instaurou inquérito no mês passado para "apuração e combate à evasão escolar" em São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista - todos bairros de população carente da Zona Leste da capital. Mas, o Grupo Especial avisa que a medida pode ser ampliada.

Bom, mas em matéria de fracasso, os governos demotucanos de São Paulo - Estado e capital - têm para todos os gostos. Esse da evasão na Educação é só mais um na área e mais um um fracasso da gestão tucana-Kassab em São Paulo. O prefgeito governa a cidade há sete anos em parceria com o PSDB, de quem herdou a prefeitura em substituição ao prefeito José Serra que, eleito, governou apenas um ano e quatro meses.

O fracasso agora é na educação. No começo da semana foi no metrô (que recebeu sua pior avaliação dos últimos 14 anos), na semana passada no transporte público em geral e na saúde... Como vemos o quadro é desalentador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário