Mais de 74 mil eleitores aprovaram a oficialização do nome artístico da cidade, no plebiscito que marca dez anos de gestão municipal democrática e popular
Por Imprensa Embu das Artes
O “sim” venceu e agora o nome oficial da cidade é Estância Turística de Embu das Artes. Com 66,48% dos votos válidos, 74.286 eleitores optaram pela alteração, ou, como diz o prefeito Chico Brito, pela oficialização do nome pelo qual o município é internacionalmente conhecido. O “não” ficou com 33,52% dos votos, opção de 37.463 pessoas.
O resultado positivo do plebiscito neste 1º de maio tem importantes significados para a cidade e sua população. A consulta popular conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e encampada pelo governo municipal tornou-se um marco dos dez anos de gestão democrática e participativa na cidade.
Convocado a votar, o eleitorado de Embu compareceu às urnas em sua maioria, apesar do tempo reduzido de propaganda, determinada pelo TRE de 14 a 29 de abril. Segundo o Tribunal, a apuração terminou às 19 horas. Do total de 171.305 eleitores aptos a votar, 117.409 foram às urnas, ou 68,54%. O percentual de votos nulos foi de 2,8% e o de brancos 1,78%. A abstenção de 31,48% ficou na média de eleições plebiscitárias, ainda incomuns no Brasil.
A eleição fora do calendário eleitoral teve, segundo o prefeito Chico Brito, o mérito de confirmar o nome artístico já consolidado entre a população e pelo qual a cidade é internacionalmente conhecida. Associar o famoso sobrenome à identidade oficial do município era uma demanda feita ao prefeito pelos vários segmentos sociais locais, como artistas e artesãos, entidades e empresários.
Com a vitória do “sim”, é fortalecida a tradição artística e cultural de Embu, que nos anos 1960 criou uma das mais importantes feiras de artes e artesanato da América do Sul. A Feira de Embu das Artes atrai milhares de visitantes e turistas de todo o mundo aos fins de semana e feriados. A nova identidade valoriza a imagem da estância turística, no momento em que o Brasil se estrutura para a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. O sobrenome “das Artes” é também inédito entre os 5.565 municípios brasileiros.
De acordo com Chico Brito, a homologação do nome oficial de Embu das Artes será feita por meio do TRE-SP, que oficializará o resultado do plebiscito à Câmara Municipal, à Prefeitura e à Assembleia Legislativa até 12 de maio. O parlamento paulista votará em sessão plenária a homologação do nome “Embu das Artes” para posterior sanção do governador do Estado. Assim encerra-se um processo que os próprios deputados estaduais iniciaram ao aprovar em outubro de 2009 uma Proposta de Emenda Constitucional. A PEC alterou a Carta Magna paulista e levou à realização do plebiscito que, enfim, confirmou a identidade histórica de Embu das Artes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário