segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fernando Anitelli: sem maquiagem, sem iluminação e de cara limpa



“Eu queria tocar um violão, de cara limpa, contando as histórias das canções para o público” - diz Anitelli



Por Elineudo Meira e Claudio Motta Jr, especial para o Portal Linha Direta
Segunda-feira, 27 de junho de 2011


Cantor e compositor – vocalista do teatro mágico – Fernando Anitelli deixa o universo circense e entra em cena no seu novo projeto: Fernando Anitelli Trio, cheio de músicas antigas.

Em show solo e agora sem maquiagem – como muito tem enfatizado –, no álbum “As claves da gaveta”, Anitelli é acompanhado pelos músicos Fernando Rosa (baixo), Miguel Assis, (bateria) e Moises Alves (piano), e depois de meses excursionando com sua outra banda [O Teatro Mágico], ele voltou a se apresentar em sua cidade natal, no Teatro Municipal de Osasco.

“Um amontoado de momentos”, as músicas apresentadas durante o show trazem referências que remetem a diversos ritmos de vários cantos do mundo, como o jazz norte-americano, a percussão de ritmos africanos e a melodia característica da música popular brasileira.

Com timbres mais encorpados, arranjos musicais inteiramente acústicos e letras exalando poesia, Fernando Anitelli Trio é o resultado de uma série de músicas gravadas há cerca de quinze anos, disponíveis na internet, e que agora ganharam arranjos mais maduros.

Odácio Anitelli, pai de Fernando, viu crescer a fama do filho junto à trupe Teatro Mágico e disponibilizou na internet gravações feitas ainda em fita cassete, quando Fernando nem pensava em montar o grupo que mescla música e arte circense. Os trabalhos do pai e filho acabavam confundindo o público, que, muitas vezes, pediam que Fernando cantasse músicas de seu pai durante os shows do Teatro.

“Eu queria tocar um violão de cara limpa contando as histórias das canções para o público”, diz Fernando Anitelli. Tentando se distanciar da imagem de sua trupe, ele acredita que o projeto ainda está em fase de crescimento e é uma tentativa de repaginar sua carreira, realizando espetáculos mais simples: “A idéia realmente é outra coisa. Agora, sem maquiagem, sem iluminação. Tudo muito cru. A idéia é mostrar um lado meu desmascarado, sem o personagem, sem aqueles efeitos especiais. Sim, eu quero me apresentar de cara limpa”, completa.

O repertório da apresentação do projeto para o público osasquense contou com canções “novas” como Menina do Balaio, Cuida de Mim, Soprano, Na Varanda, Saudade de Chumbo, Realejo e antigos sucessos cantados pela trupe como Ana e o Mar e O anjo mais velho.

Presente no show de apresentação do Fernando Anitelli Trio, a fã do Teatro Mágico, Julia Caruso, destacou a inovação do grupo que deixa o pop-experimental do Teatro Mágico e agora embala uma mescla de MPB, jazz e tambores africanos: “Eu gostei bastante. Foi uma inovação. Ele [Fernando] é um ótimo cantor e tem uma voz maravilhosa”, avaliou Julia.

A próxima parada do Fernando Anitelli Trio será no dia 30/06 em Presidente Prudente.
Mais informações sobre o trio podem ser obtidas no site do Fernando Anitelli.(www.fernandoanitelli.mus.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário